fbpx
Como funciona o desconto para produtor rural?
24 de maio de 2019
Dicas para transportar seu pet em uma viagem de carro
24 de maio de 2019

Dicas para dirigir em estrada de terra

Não é raro ter que lidar com estradas de terra quando partimos para uma viagem. Para os entusiastas do mundo off-road, quanto mais obstáculos o trajeto tiver, mais prazeroso se torna o percurso. Porém, trafegar em estradas de difícil acesso não é o mesmo que rodar sobre estradas asfaltadas, bem sinalizadas e seguras.

A principal diferença entre o asfalto e a terra está na aderência, pois a tração do veículo pode ficar comprometida no novo terreno e por isso, encontrar dificuldades em frear, possibilitando a derrapagem e perda de controle.

Para evitar danos no veículo, é necessário habilidade e muitos cuidados, afinal, a segurança dos ocupantes também é muito importante. Confira a seguir 3 dicas para dirigir em estradas de terra:

  • Cuide dos pneus

A calibragem deve seguir as orientações descritas no manual do condutor, sem diferença em relação ao asfalto. É importante também não se esquecer de verificar se o estepe está em condições de uso, pois ele pode ser muito útil durante a viagem.

  • Fique atento às condições adversas

É necessário ter atenção redobrada em períodos de chuva para não ter grandes dores de cabeça com possíveis quedas de barrancos, poças d’agua e lama. Uma dica importante é utilizar o farol baixo e analisar se todos os itens de segurança estão no seu carro. Diminua a velocidade e utilize marchas reduzidas, principalmente em subidas e descidas, onde a aderência se torna ainda mais prejudicada. Caso seu veículo tenha tração 4×4, esse é o melhor momento para acioná-la, evitando muitos transtornos em sua viagem.

  • Cuidado com as pedras no caminho

Numa estrada de terra, as pedras são inevitáveis. Em trechos como este, passe bem devagar e faça o possível para desviar delas, principalmente as maiores. Além de danificar a lataria do veículo, as pedras podem acabar cortando os pneus.

Na hora de encarar uma estrada de terra, fique atento para não perder o controle do veículo e respeite todas as sinalizações da via. Mas lembre-se: é importante que seu veículo esteja em perfeito estado para fazer uma viagem tranquila e segura.

Mantenha as revisões periódicas em dia e deixe a Dinisa cuidar ainda mais do seu veículo. CLIQUE AQUI e agende agora mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *