fbpx
Quais são os cuidados diários que se deve ter com um veículo?
24 de maio de 2019
Como tirar CNH Especial?
3 de julho de 2019

Como evitar uma pane elétrica?

Em situações adversas no dia a dia, contando com longos congestionamentos nas vias, o número de ocorrências de panes elétricas continua a aumentar. Causada pela falta de manutenção da bateria e do alternador, a pane elétrica é geralmente ocasionada por componentes eletrônicos instalados fora do projeto original.

A bateria do veículo tem a função principal de fornecer energia ao motor de partida, por isso, antes de colocar o pé na estrada, saiba quais são as principais dicas para evitar os problemas mais comuns do sistema elétrico:

  • Não esqueça acessórios eletrônicos como alarmes, rádios, carregadores de celular ou rastreadores ligados ou em stand by quando o carro não estiver em movimento.
  • Dar partidas sucessivas no motoro durante congestionamentos podem prejudicar a bateria. O ideal é permanecer no mínimo 15 minutos com o veículo ligado, pois esse é o tempo suficiente que o alterador leva para repor a carga total que a bateria perdeu ao fornecer energia para a partida.
  • Lembre-se sempre de desligar os faróis e luzes internas do veículo antes de sair.
  • Sistemas de som de alta potência exigem mais da bateria, podendo ser preciso optar por uma bateria de maior capacidade.
  • Problemas no alternador são as causas mais comuns da maioria das panes elétricas. Fique atento se perceber luzes oscilando ou alguma luz de advertência acesa no painel.
  • Caso não utilize o veículo por 20 dias ou mais, desligue o cabo do terminal positivo para evitar a redução da vida útil da bateria.

Para fazer uma viagem tranquila e sem dores de cabeça, a manutenção preventiva do sistema elétrico é fundamental. Traga seu veículo para uma análise com um profissional especializado, agende sua revisão agora mesmo CLICANDO AQUI!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *